TEMA DO PROJETO: MEIO AMBIENTE , FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO
Título: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO
Professores responsáveis: Regina, Emilce, Irene, Ana Cristina e Ana Maria.
Público alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio
Duração: As atividades do projeto serão realizadas num período escolar num prazo semanal,
por se tratar de um tema transversal envolve todas as disciplinas.
Título: FAUNA E FLORA EM EXTINÇÃO
Professores responsáveis: Regina, Emilce, Irene, Ana Cristina e Ana Maria.
Público alvo: alunos do ensino fundamental e ensino médio
Duração: As atividades do projeto serão realizadas num período escolar num prazo semanal,
por se tratar de um tema transversal envolve todas as disciplinas.
O tema central será focalizado no Parque Estadual “Carlos Botelho”.
A maioria dos animais silvestres habita as matas, onde passam quase todos os seus momentos.
Alguns utilizam as florestas somente para se alimentar, outros, somente como abrigo. A fauna
brasileira é riquíssima numa grande variedade de animais do mais alto interesse científico, cultural
e econômico. E é por seu valor monetário de muitos de nossos animais são abatidos, sem respeito
a seus períodos de reprodução, expondo muitas espécies ao risco da total extinção.
O parque atinge uma área de 37.644 hectares, abrange parte dos municípios de São
Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras. No parque abriga os remanescentes
de Floresta Tropical mais bem preservados no Brasil, abriga uma rica diversidade de animais
e plantas seriamente ameaçados de extinção, tais como: os monos-carvoeiros –
maiores primatas das Américas – (Brachyteles arachnoides), a jacutinga (Pipile jacutinga),
a onça-pintada (Phantera onca), além das espécies vegetais, como o palmito-juçara
(Euterpe edulis). Já foram identificadas mais de 220 espécies de aves, podendo
chegar a 400. Algumas espécies como o papagaio, a sabiá-cica, o gavião-pomba
e o gavião-pega-macaco, também são indicadoras de matas bem conservadas.
A maioria dos animais silvestres habita as matas, onde passam quase todos os seus momentos.
Alguns utilizam as florestas somente para se alimentar, outros, somente como abrigo. A fauna
brasileira é riquíssima numa grande variedade de animais do mais alto interesse científico, cultural
e econômico. E é por seu valor monetário de muitos de nossos animais são abatidos, sem respeito
a seus períodos de reprodução, expondo muitas espécies ao risco da total extinção.
O parque atinge uma área de 37.644 hectares, abrange parte dos municípios de São
Miguel Arcanjo, Capão Bonito, Tapiraí e Sete Barras. No parque abriga os remanescentes
de Floresta Tropical mais bem preservados no Brasil, abriga uma rica diversidade de animais
e plantas seriamente ameaçados de extinção, tais como: os monos-carvoeiros –
maiores primatas das Américas – (Brachyteles arachnoides), a jacutinga (Pipile jacutinga),
a onça-pintada (Phantera onca), além das espécies vegetais, como o palmito-juçara
(Euterpe edulis). Já foram identificadas mais de 220 espécies de aves, podendo
chegar a 400. Algumas espécies como o papagaio, a sabiá-cica, o gavião-pomba
e o gavião-pega-macaco, também são indicadoras de matas bem conservadas.
Justificativa: A Educação Ambiental torna-se imprescindível para a conscientização
de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado
ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível
criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza. A fauna e a flora,
assim como os demais recursos ambientais, exercem uma função no ecossistema, e
são indispensáveis para o seu equilíbrio. É dizer que cada um dos elementos do
ecossistema tem uma missão a cumprir para mantê-lo estruturado e em harmonia.
Lembrando que precisamos plantar a semente da conscientização desde já para que
as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
de que cada indivíduo é responsável pela construção de um mundo justo e equilibrado
ecologicamente, requerendo responsabilidade individual e coletiva, onde será possível
criar e aplicar maneiras sustentáveis de interação sociedade-natureza. A fauna e a flora,
assim como os demais recursos ambientais, exercem uma função no ecossistema, e
são indispensáveis para o seu equilíbrio. É dizer que cada um dos elementos do
ecossistema tem uma missão a cumprir para mantê-lo estruturado e em harmonia.
Lembrando que precisamos plantar a semente da conscientização desde já para que
as crianças de hoje sejam os conscientes adultos de amanhã.
Objetivos Gerais: Investir na mudança e transformação do pensamento,
visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
Identificar-se como parte integrante (e importante) na formação do meio ambiente;
Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza; Despertar a consciência
ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de
materiais; Conscientizar a criança da importância dos animais, das plantas e da
natureza, mesmo no ambiente urbano; Identificar a utilidade das plantas e da natureza
na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano; Conhecer o
desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver. Apreciar a natureza que
nos rodeia com todo respeito que merece.
visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
Identificar-se como parte integrante (e importante) na formação do meio ambiente;
Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza; Despertar a consciência
ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de
materiais; Conscientizar a criança da importância dos animais, das plantas e da
natureza, mesmo no ambiente urbano; Identificar a utilidade das plantas e da natureza
na saúde, na produção de remédios e na alimentação do ser humano; Conhecer o
desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver. Apreciar a natureza que
nos rodeia com todo respeito que merece.
Objetivos:
• Aproveitar a relação dos alunos com a natureza para provocar a
percepção do desenvolvimento dos seres vivos;
• Sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação do meio
ambiente;
• Incentivar práticas como plantios de mudas, e hábitos de preservação
do meio ambiente, seja na escola, em casa;• Animais em extinção;
A importância dos animais; Animais vertebrados e invertebrados;
Animais que servem para a nossa alimentação; Insetos nocivos e não
nocivos;• Os vários tipos de vegetais: flores, árvores, etc. Plantas alimentícias;
Plantas venenosas; Plantas ornamentais; Plantas terrestres e aquáticas;
A importância das plantas utilizadas como remédios.Estratégias: Resumo
do tema proposto; apresentação de slides em power point com textos informativos,
vídeos retratando a biodiversidade, músicas retalhadas com várias estrofes sobre
o meio ambiente, imagens ilustrativas, histórias em quadrinhos, gráficos.
• Aproveitar a relação dos alunos com a natureza para provocar a
percepção do desenvolvimento dos seres vivos;
• Sensibilizar as crianças sobre a importância da preservação do meio
ambiente;
• Incentivar práticas como plantios de mudas, e hábitos de preservação
do meio ambiente, seja na escola, em casa;• Animais em extinção;
A importância dos animais; Animais vertebrados e invertebrados;
Animais que servem para a nossa alimentação; Insetos nocivos e não
nocivos;• Os vários tipos de vegetais: flores, árvores, etc. Plantas alimentícias;
Plantas venenosas; Plantas ornamentais; Plantas terrestres e aquáticas;
A importância das plantas utilizadas como remédios.Estratégias: Resumo
do tema proposto; apresentação de slides em power point com textos informativos,
vídeos retratando a biodiversidade, músicas retalhadas com várias estrofes sobre
o meio ambiente, imagens ilustrativas, histórias em quadrinhos, gráficos.
Metodologia: Será apresentado um breve resumo para a compreensão da importância da
preservação do meio ambiente e as espécies em extinção nos ecossistemas e da nossa
biodiversidade. Promover o diálogo após a apresentação dos slides como forma de
conscientização e da importância do tema proposto. Apresentar histórias em quadrinho
com imagens ilustrativas retratando algumas agressões à fauna e flora (debates argumentativos).
Será feito uma leitura compartilhada junto com os alunos a Declaração Universal dos Direitos
dos Animais e exposto para ciente informação. Será feito uma ilustração de todo o projeto para apreciação dos demais.
Após a conclusão será fechado com um passeio ao referido local citado no projeto: Parque
Estadual “Carlos Botelho”
preservação do meio ambiente e as espécies em extinção nos ecossistemas e da nossa
biodiversidade. Promover o diálogo após a apresentação dos slides como forma de
conscientização e da importância do tema proposto. Apresentar histórias em quadrinho
com imagens ilustrativas retratando algumas agressões à fauna e flora (debates argumentativos).
Será feito uma leitura compartilhada junto com os alunos a Declaração Universal dos Direitos
dos Animais e exposto para ciente informação. Será feito uma ilustração de todo o projeto para apreciação dos demais.
Após a conclusão será fechado com um passeio ao referido local citado no projeto: Parque
Estadual “Carlos Botelho”
Recursos Matérias: Data-show, Textos informativos, slides do conteúdo,
histórias em quadrinhos,
cartolina para ilustração do projeto, lápis de cores, imagens para colagem,
fotografias, condução
para o passeio no local.
histórias em quadrinhos,
cartolina para ilustração do projeto, lápis de cores, imagens para colagem,
fotografias, condução
para o passeio no local.
Culminância: Cartazes; textos informativos, passeio ecológico.
Avaliação: Será de toda forma continua, levando em conta o envolvimento
do aluno, a iniciativa
e a criatividade, o espirito de cooperação, colaboração e solidariedade
pelo meio ambiente
. Será importante a participação consciente dos alunos no processo de
avaliação,
reconhecendo o quanto ampliam seus conhecimentos e principalmente
mudando seus
hábitos e atitudes, uma auto-avaliação. Durante a realização das atividades,
será avaliado
o interesse e a participação do aluno, estando à professora como mediadora,
interagindo nesse processo.
do aluno, a iniciativa
e a criatividade, o espirito de cooperação, colaboração e solidariedade
pelo meio ambiente
. Será importante a participação consciente dos alunos no processo de
avaliação,
reconhecendo o quanto ampliam seus conhecimentos e principalmente
mudando seus
hábitos e atitudes, uma auto-avaliação. Durante a realização das atividades,
será avaliado
o interesse e a participação do aluno, estando à professora como mediadora,
interagindo nesse processo.
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